Mostrando postagens com marcador Vida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vida. Mostrar todas as postagens

5 de setembro de 2015

Quando fingir não é o melhor remédio.


por Douglas Weege

É comum as pessoas utilizarem diversos mecanismos para que não enfrentem seus problemas. Isso ocorre ou pelos problemas se mostrarem a cada um como se fossem insolúveis ou por haver certo medo de que o enfrentamento de um problema gere inúmeros outros. Entre as diversas possibilidades de solução, diante desses incômodos, está, parece, o fingimento. Parece haver certa aceitabilidade que fingir é sempre o melhor remédio. Mas essa visão e posição acerca dos ditos problemas pode lançar o indivíduo num poço sem fim, que só na completa escuridão, do fingir ser o que não é ou estar onde não está, manifesta-se a (quase) impossibilidade de ver alguma luz novamente.

23 de janeiro de 2015

Sobre a curiosidade


por Douglas Weege

Dizem que a curiosidade mata, mas tenho a sensação que o que mata mesmo é a falta de desejo em saber. Atribuem a Eça de Queiróz a seguinte afirmação: "Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América". Se há dois tipos de curiosidade não sei, mas a que interessa aqui é essa capaz de descobrir um continente. Do contrário, se for para olhar pelo buraco da fechadura, que seja pela porta do conhecimento.

8 de março de 2014

Você tem o direito de ficar calado!


por Douglas Weege

Você tem o direito de ficar calado!

A frase que intitula o que se segue é bem conhecida. Trata-se da leitura dos direitos que um policial americano faz ao prender determinado indivíduo. Pois bem, não quero falar de policial, bandido ou prisão, ainda que muitas coisas em relação ao dito e não dito podem ser tomados, de fato, como casos de polícia. A abordagem aqui, sobre esse direito, é outra.

29 de maio de 2013

E quando o "EU" morrer?


Por: Douglas Weege

E Quando o “eu” morrer?
Não haverá tristeza nem saudade.
Não haverá despedida nem espanto.
Só haverá alegria e canto.