30 de maio de 2017

Maquiavel, breve contexto histórico


por Douglas Weege

"A partir de 1434, Florença foi submetida ao poder da família Médici, que eram os  maiores banqueiros da cidade e estavam entre os mais importantes da Europa" (PINZANI, 2005, p. 10). Vale ressaltar que, no ano de nascimento de Maquiavel (1469), a família Médici detinha o controle público, mas não oficial, da cidade-estado já há 35 anos. Como salienta Pinzani (2005), "embora os Médici não tivessem tomado diretamente a direção do governo, eles criaram uma verdadeira ditadura familiar, buscando juntar no seu sistema de poder outras famílias importantes da cidade".


Episódios como a conspiração da família Pazzi para matar Lorenzo O Magnífico e o seu irmão Giuliano, que, de fato, foi morto, fez com que a cidade inteira ficasse ao lado dos Médici, fortalecendo ainda mais o poder da família.

Cabe mencionar que foi exatamente no ano em que nasceu Maquiavel que Lorenzo O Magnífico assumiu o lugar de seu pai. Lorenzo era um ótimo poeta e se cercou de grandes artistas, tais como: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Boticcelli e outros. Lorenzo morreu em 1492, num momento de grandes tensões internas. Piero, filho de Lorenzo, não estava a altura dos desafios de então. Carlos VIII, Rei da França, aproveitando a situação da Itália, dirigiu seu exército com intuito de conquistar a coroa de Nápoles. Piero, inseguro, foi ao encontro do Rei garantir a aliança de Florença e, para tal, lhe entregou algumas fortalezas do litoral toscano. Os florentinos ficaram indignados com Piero e o partido republicano conseguiu expulsar os Médici do poder, instaurando uma República.

Após Florença ser declarada uma República, Girolamo Savonarola assumiu o poder da cidade. O frade dominicano pregava contra a corrupção política e a degeneração dos costumes. Com ele, a cidade-estado entrou num período democrático bastante significativo, entretanto, foi condenado a fogueira ao acusar seriamente o papa Alexandre VI de corrupção. Com isso, o poder da cidade ficou nas mãos das famílias excluídas do poder pelos Médici. Piero Soderini foi nomeado chefe do governo. No mesmo ano Maquiavel foi nomeado secretário da segunda chancelaria.

O exercício diplomático de Maquiavel não foi nada fácil. Carlos VIII demonstrou como era fácil entrar na Itália e outros poderosos estrangeiros seguiram seu exemplo. O país tornou-se o cenário de longas e ferozes lutas entre França, Espanha e o império Alemão. Os pequenos e fracos estados viam-se  obrigados a buscar aliança e proteção com os mais poderosos. Maquiavel ia a França, Alemanha e outros lugares com o intuito de conseguir alianças. Entretanto, em 1512 as tropas espanholas, a pedido do novo Papa, Leão X, um Médici, conquistaram Florença. Soderini foi exilado e Maquiavel demitido.

Lorenzo de Médici, bisneto de Lorenzo O Magnífico, tomou o poder e instaurou, enfim, a ditadura. Em 1513, com este pano de fundo, Maquiavel escreveu "O Príncipe".


Referências bibliográficas:

KRITSCH, R. Maquiavel e a construção da política. Lua Nova, 2001, no.53, p. 181-190.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe.

PINZANI, A. Maquiavel & O Príncipe. Editora Zahar: 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário