6 de abril de 2015

Greve de professores, Mídia, Governo - contrariados, contraentes, contraditores


por Douglas Weege

As greves dos vários setores não são iguais, isso é óbvio. Não são noticiadas da mesma maneira, isso é preocupante. Não são encaradas em sua realidade da maneira que deveria, isso é perigoso. Na educação, sempre que uma greve começa surge logo a pergunta da imagem acima. Infelizmente ela denuncia algo, a saber, que boa parte de estudantes, família e sociedade em geral não sabe os motivos reais que acarretaram a greve, ou pior, estão pouco preocupados.
Em Santa Catarina a greve é fruto do descompasso entre governo do estado e professores. Os professores ficaram contrariados diante a proposta da nova carreira do magistério catarinense. O governo, como contraditor, afirma que o magistério está tendo ganho. A mídia, contraente, atrapalha qualquer mediação, uma vez que é obrigada a tomar partido para celebrar seu contrato.

Os contrariados, professores, provam facilmente via contracheque que o dito ganho salarial pelo governo não passa de um reajuste de valores. O que antes era um direito adquirido, um benefício (a chamada regência de classe) passa a ser agora o "aumento", quando incorporado no vencimento do educador. Ora, o professor já ganhava isso senhor governador! E o que o senhor fará ao incorporar a regência, que é direito do trabalhador, ao vencimento é congelar por anos o salário de professores efetivos. Como pode ser considerado aumento aquilo que já é ganho?

Para garantir essa "valorização" aos professores concursados o governo tratou de desenvolver uma medida provisória (MP198/2015) que retira dos professores contratados temporariamente em torno de 30% de seu salário. Que jogada de mestre hein! Pois eles mesmos, os contraditores, afirmam na própria medida provisória que esperam economizar R$ 40 milhões de reais por mês(leia aqui a MP). Que coisa! Como podem estar valorizando o professor retirando esse montante da educação? Estranho? Não! Mera jogada, mero discurso, mero engano chamado "proposta da nova carreira do magistério". Ridículo. Vergonhoso.

A mídia, como alguém que tem rabo preso ou cargo político, pois recebe verba do governo, só noticia o que interessa ao governador e seu general, o secretário da educação, que tem ameaçado diretores das escolas, professores em estágio probatório e educadores que foram contratados em caráter temporário(veja aqui o vídeo das ameaças). Ele desconhece, por exemplo, o direito constitucional a greve, que todo trabalhador possui (Leia aqui a lei). Desconhece que ninguém pode ser demitido quando a greve, como esta, é legal. É legal, pois todos os tramites jurídicos foram executados.

Por fim, só posso lamentar gestores que tem feito na surdina ameaças a estudantes.

Só posso lamentar professores que cumprem horários especiais para agradar o governo e tentar fazer com que a sociedade pense que está tudo normal.

Só posso lamentar quem pensa que está perdendo aula. Não está, uma vez que todos professores grevistas, como profissionais que são, tem o compromisso de repor cada aula que é de direito do aluno.

Só posso lamentar o lamento de ter quem não lamenta e não luta pela qualidade da educação.

#GREVESEMMEDO #JUNTOSSOMOSMAISFORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário