19 de abril de 2013

Sobre a possibilidade de pensar o capitalismo como religião


por Douglas Weege

O problema que estou disposto a apontar não é, à primeira vista, simples de equacionar. Alguns agentes alienantes – como a mídia, principalmente – nos impulsionam a não perceber a necessidade de lidar com uma temática nada convencional e que nos passa, por vezes, despercebida. A alienação gerada pela falta de senso crítico da atual sociedade global é um dos motivos que levam a humanidade a não perceber uma possibilidade no mínimo espetacular, sem qualquer juízo de valor, em nossos dias, a saber: a possibilidade de pensar o capitalismo como religião.

Segundo Walter Benjamin (1892-1940), o principal teórico da questão proposta, “One can behold in capitalism a religion”. Obviamente, por trás desta afirmação, há um conjunto bastante extenso de argumentações possíveis de explorar e isto faremos em outro momento. Apenas de modo introdutório é razoável, com isso, dizer que Benjamin se diferencia de Max Weber (1864-1920), pois este, como é sabido, e conforme o próprio Benjamin elucida, constata que o capitalismo é uma formação condicionada pela religião. Deste modo, enquanto, por um lado, Weber salienta de forma ímpar a influência de vertentes religiosas bem específicas com relação ao capitalismo, por outro lado, Benjamin evidencia o capitalismo propriamente como fenômeno religioso. Mas não podemos descartar Weber. Sua análise é extremamente importante, pois segundo Michel Löwy, Benjamin em seu, nas palavras de Löwy, obscuro fragmento “Capitalismo como Religião” é totalmente influenciado pela obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, de Max Weber. Portanto, estamos diante de duas possibilidades: primeira, a de Weber, de perceber e constatar a formação do capitalismo através de uma determinada vertente religiosa; segunda, a de Benjamin, de perceber e constatar o capitalismo como propriamente um fenômeno religioso.

Para dar conta das teses assinaladas por Weber e Benjamin, mencionadas no parágrafo acima, é necessário ir a fundo ao que ambos estão entendendo por capitalismo e por religião. De fato, esta necessidade é sabida desde o início. Entretanto, isto faremos em outro momento, pois outro autor também nos fará fitar os olhos em sua análise e discutir a plausibilidade de sua tese. Trata-se de Giorgio Agamben (1942-). Diferentemente de Benjamin e mais próximo da estratégia weberiana, Agamben, também influenciado pela obra de Weber, constata uma posição contrária àquela exposta na “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Se, por um lado, em Weber, ficamos diante da constatação de que o capitalismo é uma formação condicionada pela religião e, em seu caso, pelo protestantismo. Por outro lado, em Agamben, temos a mesma constatação inicial, a saber, de que o capitalismo é uma formação condicionada pela religião, entretanto, neste caso, pelo catolicismo. Deste modo, estamos agora diante de três possibilidades: primeira, de Weber, em que se argumenta o capitalismo como originado no protestantismo; segunda, de Benjamin, em que se argumenta o capitalismo como propriamente uma religião; e terceira, de Agamben, em que se argumenta o capitalismo como originado no catolicismo.

As três teses não são fáceis de lidar. Por isso, fica evidente a necessidade de explorar o que se pode entender por capitalismo e o que se pode entender por religião para em seguida discutir, com auxílio de outros pensadores, as três possibilidades mencionadas anteriormente. Deste modo, e só após essa investigação, parece possível discernir e apontar a plausibilidade de uma ou outra argumentação, isto é, sobre a possibilidade ou não de pensar o capitalismo como religião. Obviamente não temos a pretensão de expor aqui toda a abordagem que a temática sugere, mas apenas salientar uma questão que necessita ser debatida e que, por vezes, passa despercebida, isto é: a relação ou inseparabilidade entre capitalismo e religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário