6 de fevereiro de 2008

HUMANOS: A Raça "Quase" Extinta da Terra!


Há anos atrás me aventurei a dialogar com algumas áreas do conhecimento para, de alguma maneira, decifrar o que é o homem. Notei, assim como ao longo da história a complexidade que este ser representa. Mas, mesmo assim, me coloquei diante do risco que qualquer aventura possa oferecer. O principal interesse não foi outro senão o de motivar aos leitores a pensar o que de fato é ser humano. De maneira objetiva procurei alertar, com os olhos fitados nos acontecimentos do mundo, a falta de humanidade no mundo ao qual pertencemos. É correto afirmar que sempre fomos chamados humanos por sermos também definidos como seres racionais, diferentes dos animais. No entanto, o que é ser racional? O que torna ou não algo ou alguém Racional? Seria (apenas) a mera capacidade que temos de somar, subtrair, multiplicar e dividir? Creio que não. Pretende-se aqui demonstrar que ser racional, isto é, ser humano, é muito mais do que saber, conhecer e ter informações sobre. Aristóteles certa vez disse: “Viver como um homem significa escolher um objetivo e dirigir-se para ele com toda a conduta, pois não ordenar a vida a um fim é sinal de grande estupidez”. A estupidez não parece ter haver com nada que seja racional, pois basta dizer que algo ou alguém é estúpido e isto indicará que se trata de um objeto inútil, de um ser irracional ou com tal atitude. Mas quem não vive ou não viveu a estupidez?


Plutarco, um grande filósofo e poeta grego, afirmou: “É preciso viver, não apenas existir”. Muitos animais que classificamos como seres humanos existem no mundo, mas quantos deles vivem de fato? O que é viver? Poder-se-ia perguntar. Será só a oportunidade de respirar, trabalhar e ter família entre outras coisas? É preciso viver, como já foi mencionado. Harry Benjamim diz: “Não queira acrescentar dias à sua vida, mas vida aos seus dias.” Não há vida para ser humano algum sem um elemento em especial, o amor. Mas nem respondemos ainda a pergunta: o que é viver de fato? Bem, o interessante é que as respostas se encontram em outras perguntas, como por exemplo: Se amar é o elemento essencial para se viver de fato, como amar? E o que é o amor?

“Ama e faz o que quiseres. Se calares calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.” Isto é o que Santo Agostinho nos fala sobre o amor. Em resumo alguém que não me recordo o nome, mas com certeza, com muita sabedoria, também disse: “Amar não é mais que morrer em si para renascer no outro”. Viver de fato, poder-se-ia dizer, nada mais é que amar. Mas quem ama assim? E no que este amor resulta?

Este amor resulta em sacrifício e morte. Sacrifício de não viver para si mesmo, mas para os outros. Morte para nós mesmos e vida para os outros. Isto é ser humano? Alguns diriam que sim e, talvez, outros não. Todos buscam seus interesses na sua existência, mas isto dá vida? Penso que não. Fernando Pessoa já disse certa vez que “morrer é apenas não ser visto” e, de fato, o grande problema do qual o século XXI enfrenta são seres e mais seres que se denominam seres humanos, mas que lutam e guerreiam para estar em evidência. Não sabem morrer para elas mesmas. O exemplo a ser seguido - e necessário ser vivido - para que a comunidade humana possa ser real é: Jesus Cristo de Nazaré. Não há outro caminho, outra verdade e outra vida que seja exemplo igual Este Homem. Para a vivificação deste exemplo em qualquer vida precisa haver a disponibilidade de segui-lo. No entanto, seguir a Cristo implica em negar a si mesmo, tomar a sua cruz para então segui-lo. Enfim, o que fica aqui é um pedido ao bicho homem, torne-se ser humano (seguidor de Cristo) no sentido mais real. Homem: aprenda a viver; aprenda a amar; aprenda a se sacrificar e a morrer, pois só assim podes ser humano!

Por: Douglas Weege.

3 comentários:

  1. ha mano vc também ta de blog. dahora demorou agora vai ser legal.
    ainda nao li seu texto, vou ler e ai comento sobre essa heresia qeu vc escreveu ai.
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. meu li o texto. Cara ta de primeira classe. Muito bom. Confesso que é um pouco complexo, umas perguntas meio doidas, mas no final algumas coisas se encaixam em minha cachola.
    Depois que li fiquei refletindo sobre uma definição do amor. Oque é isso qeu move a vida, mas nao vemos materialmente,nao dominamos por completo, nao esquadrinhamos totalmente.Quantro letras definem o combustivel da vida, o centro da lei de Deus, a ligação do Santo com o Profano.

    Aquela citação qeu vc fez mais esqueceu o nome é de: Calebe Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas.

    Cheguei até aqui via blog do Calebe. Aproveitei a visita p/ add na lista de links do moeu blog.=]

    Abs e ótima semana.

    ResponderExcluir